BL

Como os dramas BL conquistaram o público brasileiro?

i-told-sunset-about-you-drama-bl


Quem disse que amar é ciência exata para seguir regras, ordens ou padrões? Longe de ser uma linha reta, única e controlável, as curvas de sentimentos que nos preenche por dentro são exibidas em dramas BL. Com histórias que fogem do clichê americano ou europeu, os dramas asiáticos com temática Boys Love ganharam uma legião de fãs em todo Brasil. Hoje, nós estamos no Top 5 de países que mais consomem dramas televisivos com foco em romance BL.


the-eclipse-serie-bl-drama


Ganhando em números de produções mensais, a Tailândia continua sendo linha de frente em histórias marcantes e colocando protagonistas masculinos para viver amores reais, comuns, desafiantes e rotineiros como o de qualquer outro perfil de casal. Sentir a vida como ela é e em toda sua imensidão de realidades, esta é a sensação que presenciamos diante dos dramas BL tailandeses. Em 12 episódios (por vezes mais ou menos) sentimos o mundo por completo, encaramos dilemas com os quais é possível uma identificação global e passamos a entender relações humanas fora da nossa caixa social, livre do nosso limite pessoal e rompemos o muro de vidas opostas. 

 
moonlight-chicken-bl-tailandes-aquecida


Seguido por países como Coréia do Sul, China e Japão, o catálogo asiático de BL ganha força com fotografias e músicas tão poéticas quanto seu roteiro reflexivo, firme em suas convicções e delicado na forma de retratar vidas. Assistir dramas asiáticos é ser apresentado ao universo inesperado de histórias inspiradoras, com enredo autêntico e uma trama calorosa sem precedentes ocidentais. Neste universo tudo é inédito, porque é feito exclusivamente para compor a experiência sensorial, estética e emocional do drama. 


blueming-bl-coreano-aquecida-cida-silva


As músicas são como continuação do roteiro e revela muito mais em cada estrofe, refrão e mensagem. São canções feitas para a história e compõe lindamente a atmosfera que o BL deseja compartilhar com o público. Combinada ao estilo sempre versátil da fotografia e de uma direção de arte detalhista, somos surpreendidos por cenas de cores intimistas, roteiros contemplativos e ângulos técnicos incomuns ao ponto de nos fazer olhar para a rotina dos dias por meio de outras perspectivas. Ver dramas asiáticos é conhecer a vida humana através das lentes de outras culturas, orientações e identidades. 


the-eclipse-khaotung-ayan-bl-tailandia


Dia após dia, a Ásia vem mostrando que romances com temática BL não são limitados ao retrato de tragédias causadas por preconceito e intolerância. Essa realidade não é descartada, nem pode, mas é necessário mostrar para muito além desses muros cruéis e construir histórias que trate de pessoas, ou seja, de indivíduos que amam, sonham, sentem medo, erram, acertam, conquistam, perdem e que são diferentes. Porque sim, é bom lembrar que ser igual nunca foi da natureza humana. 


we-best-love-bl-cdrama-aquecida


Seja romance, suspense, comédia ou criminal, independente do gênero, assistir um drama BL asiático é se conectar com histórias diferentes da nossa, mas potente ao ponto de nos ensinar muito. Além de inspirar em nós um amadurecimento social necessário e urgente, são dramas que também despertam aquela vontade de conhecer outras histórias, explorar culturas, sentir a arte estrangeira e ampliar nossa ideia de mundo inclusivo. Temos muito aqui e agora, mas lá fora existe ainda mais. Porque se além de quem somos e de onde estamos há infinitas possibilidades de enredos, produções e interpretações, então devemos nos permitir conhecer de tudo e sentir cada vez mais.

BOAS HISTÓRIAS PARA AQUECER SUA VIDA

0 comments

Navegue Avante e Voe Alto!