A arte da vida e do tempo - Studio Ghibli nos cinemas do Brasil
O tempo é um presente que temos, mas não para sempre e nem sabemos até quando. Não há como controlar quem ele leva ou traz. Então seguimos sem avistar o caminho do próximo minuto, porque só no segundo de agora é possível fincar toda nossa presença e certeza. "Sussurros do Coração" é uma animação do Studio Ghibli que retrata de forma delicada a relação entre tempo e vida, sonho e amor, presente e futuro. Nesse filme, cada cena é uma estrada que nos leva de volta para casa e ao longo desse caminho, encontramos nosso verdadeiro ritmo para viver nossa história de agora. Porque vida é o tempo que temos neste exato momento.
A história da animação "Sussurros do Coração" tem como protagonista a sonhadora Shizuku, uma jovem apaixonada por livros e canções. Em uma de suas idas a biblioteca, ela percebe que todos os livros que já pegou foram lidos por uma mesma pessoa: Seiji Amasawa. Shizuku ainda não sabe, mas o garoto que ela rotula como irritante, na verdade é o seu "Príncipe dos Livros". A descoberta irá conectar os dois protagonistas: ela sem um caminho definido e ele com um caminho todo programado. Planejar cada detalhe do futuro é o melhor jeito de viver o presente?
Encare o tempo como um livro de uma biblioteca, quando o pegamos emprestado, estamos com ele, mas ele não é nosso. Assim é o tempo, um recebido com data de devolução, ainda que secreta. É um ganho que depois a gente perde. Ele não tem preço, mas vale tudo e sem ele, não resta mais nada. Tempo é casa que não se pode morar para sempre. E na animação "Sussurros do Coração", a vida bem vivida é aquela que aproveitamos o tempo de agora da forma certa: escutando tudo que o coração diz.
Assistir essa história é receber um abraço de uma arte que sabe como plantar encanto e otimismo em quem somos quando ninguém está olhando. "Sussurros do Coração" nos ajuda a ouvir a vida e o tempo sem o barulho de um mundo padrão, frio ou duro. Com sutileza e honestidade, essa animação ensina que na vida há tempo e espaço para tudo: falar e calar, avançar e recuar, gritar e sussurrar. Você só tem que aprender a ouvir e sentir para só depois falar e fazer o que de fato precisa ser feito e dito.
Ghibli Fest: 22 filmes do Studio Ghibli nos cinemas do Brasil
Para celebrar a magia das animações japonesas, a Sato Company entregará ao público brasileiro a primeira edição do Ghibli Fest com a exibição de 22 filmes do Studio Ghibli nos cinemas do Brasil, incluindo versões dubladas e legendadas. O festival começa dia 18 de setembro. Confira a lista completa dos títulos que estarão em cartaz, com direito a um dos meus favoritos: "Sussurros do Coração".
- O Conto da Princesa Kaguya
- Princesa Mononoke
- O Castelo Animado
- O Serviço de Entregas da Kiki
- Vidas ao Vento
- As Memórias de Marnie
- Túmulo dos Vagalumes
- Contos de Terramar
- O Mundo dos Pequeninos
- Da Colina Kokuriko
- Sussurros do Coração
- Meu Amigo Totoro
- Ponyo
- O Castelo no Céu
- Nausicaa do Vale do Vento
- O Reino dos Gatos
- Eu Posso Ouvir o Oceano
- Memórias de Ontem
- PomPoko: A Grande Batalha dos Guaxinins
- Meus Vizinhos os Yamadas
- Porco Rosso: O Último Herói
- Romântico A Viagem de Chihiro
Conheça mais sobre o universo do Studio Ghibli na página brasileira: Studio Ghibli Brasil
Conheça outros projetos da Sato Company no site oficial: Sato TV
Mensagens