Nem tudo é Dorama! Então o que é dorama e qual é o seu significado?
Chamar todas as séries e novelas asiáticas de “Dorama” é um hábito criado pelo mercado global, mas que não representa o termo original de cada país. Como consumidores dessas obras é necessário chamá-las pelo nome certo porque ele diz muito sobre a história cultural do seu país de origem. O público ocidental precisa entender que nem tudo deve girar em torno de uma mesma palavra ou termo. Generalizar tanto assim é diminuir um mundo diverso dentro de uma visão pequena e ocidentalizada. Nem tudo é “Dorama” e você precisa entender sobre o seu real significado.
Natural do Japão, “Dorama” é o nome das séries e novelas japonesas que em sua maioria costumam ter 10, 14 ou 16 episódios de 60 minutos, mas que raramente ganham uma continuação ou novas temporadas. A maioria dessas produções têm o romance como o gênero de maior popularidade entre o público do país. Os doramas são histórias com poucos personagens e sem tantos núcleos porque o foco é aprofundar a história principal da trama, ou seja, o desenrolar romântico e pessoal dos protagonistas.
Na Coreia do Sul, as novelas e séries são chamadas de “K-dramas” ou de “Dramas”. A desvinculação com o termo “Dorama” surge desde a independência sul-coreana depois do período de ocupação japonesa. Hoje, falar K-drama é reconhecer toda uma jornada de luta pela aceitação da autenticidade histórica do país. Os dramas da Coreia do Sul costumam ter entre 12 e 16 episódios de 60 minutos. No gênero de drama familiar, as histórias ganham 50 ou 100 episódios. A trilha sonora original (OST) é uma forte característica dos K-dramas, chegando até a lançar álbuns completos com todas as músicas originais da história.
As produções dramáticas da televisão tailandesa são chamadas de “Lakorn”. Além das histórias românticas de casais héteros, temos muita representatividade LGBTQIAPN+ por meio dos enredos com protagonismo BL (romance entre homens) e GL (romance entre mulheres). Cada lakorn costuma ter temporada única com 10 ou 13 episódios em sua maioria, mas existem histórias com uma duração maior e até com continuação. A trilha sonora original (OST) também é muito forte na Tailândia, inclusive com os atores interpretando as canções temas de suas personagens.

Para se referir aos dramas produzidos na China, costumamos usar o termo “C-drama” ou "Drama Chinês". Diferente de boa parte da Ásia, os dramas chineses são bem mais longos e costumam ter de 24 a 50 episódios com 60 minutos de duração cada. Os temas mais populares dessas histórias são os de fantasia, os históricos e os romances de escritório. Os dramas de formação também são bem famosos porque mostram os protagonistas crescendo diante do público e conhecendo todas as fases da vida (infância, juventude e fase adulta). A estética poética da fotografia e a trilha sonora são pontos que a China investe muito.
Vamos assistir, mas vamos aprender também sobre o contexto histórico e social dos países que geram essas obras que tanto amamos. Tudo é uma questão de levantar nosso olhar para além do que já conhecemos e educar nossos conceitos referente ao que acontece em outros lugares. Arte não é só entretenimento, é também educação, inspiração e reflexão. Confira agora algumas plataformas que super indico para quem quer assistir dramas asiáticos legendados:
Dramas pagos e grátis: Rakuten Viki
Dramas pagos e grátis: GagaOOLala
Dramas pagos e grátis: WeTv
Dramas pagos: Disney+
Dramas pagos: Netflix
Dramas pagos: Prime Video
Comentários